Existem opções veganas para substituir o frango?
Sim! Existem opções de origem vegetal para substituir a carne de frango, porco, peixe e bovina. Pesquise estabelecimentos na sua cidade e experimente hambúrgueres e carnes vegetais. Você descobrirá opções deliciosas por aí.
Além dos industrializados que foram produzidos para substituir as carnes, existem diversas opções naturais que você pode usar em qualquer receita. Algumas excelentes opções são grão de bico, tofu e cogumelos. Saborosos, proteicos e versáteis, ficam ótimos grelhados, assados com legumes ou até em um curry indiano.
E substitutos
para os laticínios?
Existem diversas opções de iogurtes, queijos, sorvetes e leites vegetais à sua escolha. Ao fazer a transição para uma dieta vegana, você descobre que além de poder continuar comendo todos os seus alimentos favoritos, suas novas versões são ainda mais saborosas.
Quando você reduz ou deixa de consumir produtos de origem animal, você não precisa abrir mão de nada, muito menos do sabor. Existem opções de origem vegetal para todas as refeições e estilos de vida. Confira nossas deliciosas receitas!
Como posso encontrar pessoas que seguem esse
mesmo estilo de vida e que podem me dar dicas e apoio?
Se você deseja reduzir seu consumo de carne, virar vegetariano ou experimentar algumas receitas veganas, não se preocupe! Existem milhões de pessoas que também estão fazendo a transição. Você encontrará pessoas com ideias semelhantes onde quer que você esteja. Procure encontros veganos, grupos no Facebook e perfis veganos nas redes sociais. Você também pode convencer um amigo ou membro da família a se juntar a você nessa missão em busca de um mundo mais compassivo e saudável.
Onde vou conseguir minhas proteínas?
“Muitos estudos mostram que uma dieta vegana equilibrada geralmente é mais saudável do que uma dieta com produtos de origem animal. Quase todos os alimentos de origem vegetal, especialmente leguminosas como lentilhas, feijões e ervilhas, contêm proteínas. Inúmeros atletas veganos de alto desempenho provam que você não precisa de produtos de origem animal para ser a melhor e mais saudável versão de você.”
Minha família e meus amigos têm muitas dúvidas sobre o veganismo. Qual é a melhor forma de responder a todas essas perguntas?
Quando você faz mudanças em sua dieta, podem surgir algumas dúvidas entre seus amigos e familiares. Você pode ajudar a respondê-las explicando o que motivou sua decisão. É importante permanecer sempre aberto a outras reações e opiniões. Eles não devem ter a sensação de serem julgados por você, apenas por não compartilharem da mesma opinião. O que sempre funciona bem é… cozinhar! É assim que você mostra, de uma maneira positiva, que as opções veganas são deliciosas!
Ser vegano é muito caro?
Não. Na verdade ingredientes como cereais, verduras, folhas, legumes, raízes, frutas e grãos são alguns dos alimentos mais econômicos que você pode comprar. Hoje em dia, você também pode encontrar carnes vegetais em alguns dos maiores supermercados. Confira nossas receitas para obter mais ideias de opções veganas deliciosas e acessíveis.
Eu faço muitos exercícios. Como posso melhorar meu desempenho seguindo uma dieta sem produtos de origem animal?
“Em 2011, ganhei o campeonato de força e me tornei ‘o homem mais forte da Alemanha’ – no mesmo ano em que fiz a transição de uma dieta vegetariana para uma vegana. Nos dois anos seguintes, consegui conquistar três recordes mundiais e um título de campeão europeu! Desde que me tornei vegano, me recupero mais rápido do meu treino e me sinto muito melhor com o meu corpo. Minha dica: se você gastar um pouco de tempo com a sua nutrição e aprender quais alimentos contêm os nutrientes necessários, você pode até quebrar seus próprios recordes!”
A resposta é simples: consumindo vegetais, grãos, castanhas e frutas! Para praticantes de esporte recreacional, atletas amadores ou frequentadores de academia, uma alimentação vegetariana estrita variada naturalmente irá atingir as necessidades diárias de macro e micronutrientes, com exceção da Vitamina B12 que deverá ser suplementada, caso necessário. Já para o atleta profissional, é interessante recorrer ao fracionamento da dieta – comer mais vezes ao dia – e distribuir bem os nutrientes ao longo do dia além de optar por alimentos com densidade calórica maior, como oleaginosas, sementes, melado, abacate e óleos e reduzir um pouco a ingestão de fibras, para assim diminuir saciedade e conseguir ingerir mais calorias.
Com relação às proteínas especificamente, precisamos lembrar que todos os aminoácidos essenciais estão amplamente distribuídos nos alimentos vegetais.
É fácil comer fora
sendo vegano?
As opções vegetais estão por toda parte. Você já deve ter ouvido falar do crescente número de restaurantes veganos e vegetarianos que estão abrindo. Use aplicativos como o HappyCow e pesquise “restaurantes veganos” no TripAdvisor e no Google para encontrar rapidamente o lugar mais próximo. Além disso, a maioria dos estabelecimentos já oferece opções sem nada de origem animal.
Você também pode encontrar deliciosos pratos típicos em restaurantes de comida internacional: escolha curry de verduras em restaurantes indianos; arroz, lentilha, falafel e homus em restaurantes árabes; o tofu como proteína nos restaurantes tailandeses; e aproveite o spaghetti ao molho sugo e pizza marinara em restaurantes italianos. Raramente veganos e vegetarianos se deparam com um restaurante que não tem pelo menos uma ou duas opções para eles.
Registre-se
"*" indica campos obrigatórios