Motivos
para mudar

Foi chocante descobrir que a produção e o consumo de carne contribuem para que muitas pessoas ao redor do mundo não tenham o que comer. Você sabia que a cada 10 segundos uma criança morre de desnutrição? Muito triste!

Alimentação

Em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) informou que entre 2012 e 2014 aproximadamente 805 milhões de pessoas sofreram com a desnutrição crônica. Nosso consumo de carne é em parte responsável por isso. Aproximadamente 80% de toda a soja global e 40% a 50% das plantações globais de milho são destinadas à alimentação dos animais das fazendas industriais, em vez de alimentar aqueles que sofrem de desnutrição. A população mundial chegou a 7,5 bilhões, e estima-se que, se o milho fosse distribuído igualmente em todo o mundo, 3 bilhões de pessoas, além da atual população mundial, poderiam ser alimentadas.

Entretanto, em vez de distribuir os alimentos vegetais suficientemente disponíveis de forma mais eficiente e equitativa, eles são destinados à alimentação dos chamados “animais criados para consumo” das populações ocidentais, para permitir o consumo de carne pelos cidadãos mais privilegiados do mundo. Se todas as pessoas do mundo seguissem a dieta do ocidente, precisaríamos de um segundo planeta para satisfazer essa demanda. A questão é que temos apenas um Planeta Terra e teremos que dividi-lo cada vez mais com mais pessoas.

Quando tomo banho, tomo cuidado para gastar o mínimo de água possível. Agora sei que substituindo a carne e outros produtos de origem animal por opções vegetais eu consigo economizar ainda mais água. Por exemplo, são necessários quase 16 mil litros de água para produzir apenas um quilo de carne bovina.
A mesma quantidade de batatas leva apenas 30 litros de água!

Água

A produção de carne e produtos derivados do leite usa uma enorme quantidade de água que, por sua vez, é um recurso muito valioso e limitado.

Embora algumas regiões do mundo sofram severamente com a escassez hídrica, em escala global, gastamos um terço (30%) de todos os recursos de água doce disponíveis na produção de carne e laticínios.

Desperdiçar um recurso tão importante parece quase criminoso face às estimativas. Cerca de 650 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água tratada.

A privação de água potável pode ser letal para essas pessoas, especialmente as crianças, visto que elas morrem de doenças diarreicas facilmente tratáveis.

As mortes trágicas, portanto, poderiam ser evitadas por meio de uma distribuição mais justa da água potável.