Grão-de-bico: 10 receitas para substituir carnes, laticínios e ovos
Você sabia que é possível substituir carnes, laticínios e ovos usando apenas um ingrediente delicioso e nutritivo? O grão-de-bico é uma verdadeira joia da culinária à base de plantas: versátil, acessível, econômico e cheio de benefícios. Um verdadeiro coringa.
Seu perfil nutricional é ideal para oferecer energia, além de fibras, proteínas vegetais e saciedade. E como tem um sabor relativamente neutro, pode ser usado tanto em pratos salgados bem temperados quanto em preparações que imitam queijos e ovos.
Mas o mais poderoso do grão-de-bico é o que ele representa: uma maneira concreta de romper com a dependência da exploração animal para nossa alimentação!
Cada vez que você escolhe leguminosas no lugar de produtos de origem animal, dá um passo em direção a um sistema alimentar mais compassivo e sustentável. Então, na sua próxima ida à feira, loja a granel ou mercado, não esqueça de colocar o grão-de-bico na lista: ele pode transformar suas receitas… e a vida dos animais.
Vamos para a cozinha?
Leite, creme, queijo e manteiga de grão-de-bico
Na culinária vegana, o grão-de-bico se destaca pela sua versatilidade e valor nutricional, permitindo criar alternativas deliciosas e saudáveis aos laticínios tradicionais. Ao escolher esses produtos, evitamos as práticas cruéis da indústria de laticínios, onde as vacas são separadas de seus filhotes e submetidas a um ciclo constante de ordenha e gestação.
Receitas com leite, creme, manteiga e queijo à base de grão-de-bico não são apenas econômicas e fáceis de preparar, mas também representam uma escolha consciente para o bem-estar animal. Cada vez que escolhemos essas alternativas, promovemos um mundo mais compassivo e justo.
Junte-se a nós nessa jornada culinária e descubra como o grão-de-bico pode transformar suas refeições e sua perspectiva. É hora de preparar, compartilhar e saborear a mudança!
Ingredientes
Para o leite
- 2 xícaras de grão-de-bico demolhado por pelo menos 12 horas
- 2 litros de água + 1 litro opcional
Para o queijo
- 1 xícara de grão-de-bico fresco cozido
- 1 xícara de água
- 2 colheres de sopa de levedura nutricional (opcional)
- 5 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 4 colheres de sopa de amido de milho
- 5 colheres de sopa de óleo
Para a manteiga
- ½ xícara de grão-de-bico cozido
- ½ xícara de água
- ¼ xícara de óleo de coco
- ¼ xícara de azeite
- 1/2 colher de chá de açafrão
- 1/2 colher de chá alho em pó
- 1/2 colher de sopa de orégano seco ou uma mistura de ervas finas
Para o creme
- 1 xícara de grão-de-bico cozido
- 1/2 xícara de água do cozimento do grão-de-bico (aquafaba) ou água
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de chá de sal ou a gosto
- 1 colher de sopa de cebola em pó
- 4 colheres de sopa de vinagre de maçã
Modo de preparo
Para o leite

Adicione uma xícara de grão-de-bico e um litro de água ao liquidificador, bata por 1 minuto e passe por uma peneira fina. Repita esse passo com o restante da água e do grão-de-bico. Depois de obter os dois litros, coe-os novamente em uma peneira, pano mais fino ou tecido voal para obter leite sem resíduos.
Deixe ferver, mexendo sempre, e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Deixe esfriar e despeje em uma garrafa térmica. Se você quiser um leite mais ralo, depois que estiver frio, bata-o com mais 1 litro de água e você terá uma consistência ideal para cereais ou para beber sozinho com seus biscoitos favoritos.
Este leite vegetal é perfeito para refeições doces e smoothies, e sua consistência permite atingir a espessura ideal.
Para o queijo

Misture todos os ingredientes. Despeje a mistura em uma panela pequena e leve ao fogo médio-baixo.
Usando um batedor ou uma pá de madeira, mexa até começar a engrossar e formar uma consistência elástica. Continue mexendo até engrossar tanto que fique difícil de mexer.
Despeje essa mistura em uma assadeira no formato que você deseja dar na hora de desmontar. Leve à geladeira e você poderá comer em uma hora. Se quiser um sabor mais concentrado, deixe na geladeira por 3 dias em um recipiente com tampa bem justa.
Para a manteiga

Bata o grão-de-bico com o restante dos ingredientes até obter uma mistura homogênea. Despeje em um recipiente com tampa hermética, deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos duas horas.
O resultado será uma manteiga macia, perfeita para barrar ou temperar pratos ao seu gosto. Se você quiser uma consistência mais cremosa, use leite de soja sem açúcar em vez de água.
Para o creme

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata em velocidade alta por um minuto, verifique a consistência, se quiser um creme mais ralo adicione água, mas às colheres de sopa. até você conseguir o que quer.
Despeje a mistura em um recipiente de vidro e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de usar.
Sempre mexa um pouco antes de usar. Coloco num recipiente de ketchup (como os que usam em restaurantes, assim fica mais fácil de colocar nos pratos)
Aprecie 🙂
Omelete

Ingredientes
- 1/2 xícara de farinha de grão-de-bico
- 1 xícara de água
- 5 cogumelos assados
- 4 colheres de sopa de cebolinha
- 1 pitada de cúrcuma
- Sal e pimenta a gosto
- 1/2 xícara de queijo vegano ralado
- Azeite
Preparação
Em uma tigela, misture a farinha de grão-de-bico, a água, o alho em pó, a cúrcuma, o sal e a pimenta. Misture muito bem até não haver grumos.
Deixe descansar por 15 minutos. Adicione duas colheres de sopa de cebolinha à mistura. Aqueça o azeite em uma panela antiaderente. Despeje a mistura e deixe em fogo médio.
Cubra e depois de dez minutos, destape, adicione o queijo vegano ralado e, com uma pá de madeira, forme a omelete, vire-a e cozinhe por mais cinco minutos. Sirva com cogumelos assados e mais cebolinha.
Para sua primeira omelete, sugiro dividir a mistura e fazer duas omeletes pequenas. Isso ajudará você a se familiarizar com o modo de cozinhar a farinha de grão-de-bico e a entender quanto tempo leva para cozinhar e como ela reage.
Depois de dominar a técnica com essa porção, você pode fazer uma omelete maior.
Bônus mexicano: grão-de-bico poblano

Na culinária mexicana, os pratos tradicionais geralmente incluem carnes, que fazem parte de sua essência. No entanto, hoje trago para vocês uma versão totalmente vegetal de um clássico: grão-de-bico poblano. Este prato não só mantém todo o sabor da receita original como também substitui a carne por grão-de-bico, a leguminosa rica em proteínas e nutrientes.
Para atingir a cremosidade irresistível e rica que caracteriza este ensopado, usei um ingrediente especial que proporciona uma textura suave e um sabor delicioso sem a necessidade de laticínios: a magia do amendoim! O resultado é um prato saboroso, completamente livre de sofrimento animal. Ideal para quem busca uma opção mais caprichada e saborosa sem perder as raízes da culinária mexicana.
Atreva-se a experimentar essa mudança e desfrute de uma explosão de sabores, perfeita para qualquer ocasião! Tempo de preparação: 40 minutos
Ingredientes
(4 porções)
- 1 xícara de grão-de-bico
- 2 pimentas poblano (ou outra pimenta de sua preferência)
- 1 cebola pequena picada
- 1 xícara de grãos de milho (cozidos)
- 1 colher de chá cominho
- 1 colher de chá pimenta-do-reino moída
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de cebola em pó
- 1 xícara de amendoim natural
- 4 xícaras de água
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 colher de sopa de caldo de legumes
- Água
- Óleo
Preparação
Deixe o grão-de-bico de molho por pelo menos oito horas, descarte a água e cozinhe. Reserve.
Asse as pimentas, corte-as em tiras e reserve.
Deixe o amendoim de molho em água fervente. Após 15 minutos escorra e coloque no liquidificador com três xícaras de água, o caldo de legumes, o alho, a cebola em pó, a pimenta e o cominho e o amido de milho. Bata muito bem durante um minuto.
Em uma frigideira grande ou panela, aqueça 3 colheres de sopa de óleo, refogue a cebola e adicione o grão-de-bico cozido, deixe refogar por alguns minutos, adicione as pimentas e os grãos de milho, mexendo sempre. Quando tudo estiver macio, adicione a mistura do liquidificador, abaixe o fogo e mexa de vez em quando até engrossar, prove o sal, ajuste o tempero e desligue.
Você pode servir este grão-de-bico poblano de qualquer maneira típica mexicana. Com o bom e velho arroz aqui do Brasil também fica ótimo.
Aproveite!
Hambúrguer de Grão de Bico
Uma explosão de sabor muito nutritiva!
Hambúrgueres deliciosos, práticos e recheados, são perfeitos para qualquer ocasião. Tempo de preparação: 20–40 minutos

Ingredientes
(4-6 porções)
- 4 xícaras de grão-de-bico cozido
- 1/4 xícara de farinha de trigo ou aveia
- 1 pimentão vermelho picado finamente
- 1/2 cebola roxa picada finamente
- 1/2 xícara de salsão picado finamente (opcional)
- 1/2 colher de sopa. de cominho em pó
- 1/2 colher de sopa de sal
- Sal e pimenta a gosto
- Óleo
Preparação
Amasse o grão-de-bico com um garfo, adicione o restante dos ingredientes, exceto o óleo.
Comece a sovar, se a massa estiver muito dura adicione 3 colheres de sopa de água ou leite vegetal sem açúcar.
Molde os hambúrgueres e frite-os dos dois lados em uma panela com óleo.
Sirva em pães de hambúrguer ou baguetes. Com os elementos que você preferir. (alface, tomate, abacate, cebola, etc).
Famoso chili mexicano com grão de bico
Versão deliciosa de chili, fácil e muito recheada. Perfeito para climas chuvosos. Vá em frente e prepare esta receita, que também é muito econômica. Tempo de preparação: 40 minutos.

Ingredientes
(4 pessoas)
- 3 xícaras de proteína de soja texturizada
- 3 xícaras de grão-de-bico cozido
- 1 xícara de purê de tomate
- 4 tomates picados
- 3 pimentas jalapeño picadas (outro tipo de pimenta ou sem pimenta se preferir)
- 1 1/2 xícaras de cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de orégano
- 1 colher de sopa de cominho em pó
- 1 colher de sopa de caldo de legumes em pó
- 1 colher de sopa de pimenta-do-reino granulada
- Óleo
- Sal a gosto
- Água
Preparação
Deixe a soja de molho em água quente até amolecer, escorra, enxágue, esprema o máximo possível e reserve.
Aqueça três colheres de sopa de óleo em uma frigideira grande e frite meia xícara de cebola. Quando mudarem de cor, adicione a proteína de soja texturizada. Frite por 10 minutos, mexendo sempre, adicione pimenta-do-reino, sal a gosto e tempere com o caldo de legumes em pó. Reserve.
Bata o purê de tomate com um litro de água e adicione o alho, as pimentas, o cominho e o orégano. Misture e reserve.
Em uma panela grande, aqueça quatro colheres de sopa de óleo e refogue o restante da cebola, o tomate picado e as pimentas picadas (opcional), quando amolecerem adicione o molho com a proteína de soja e o grão-de-bico, misture tudo muito bem e adicione o purê de tomate do liquidificador.
Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo até o líquido reduzir um pouco ou ficar ao seu gosto. Nesse ponto, eu provo e adiciono mais tempero, mas você pode fazer ao seu gosto. Ajuste o sal e sirva.
Wrap de vegatum com abacate
Este vegatum é uma receita única, com todo o sabor de frutos do mar que você adora, mas feito com grão-de-bico, o que o torna uma opção nutritiva e rica em proteínas.
Perfeito para saborear como salada ou acompanhamento, ele combina ingredientes frescos com uma textura deliciosa, proporcionando uma alternativa livre de crueldade que não sacrifica o sabor. Tempo de preparação: 15 minutos

Ingredientes
(2 porções)
- 1 lata de grão-de-bico escorrido ou cerca de 250g de grão-de-bico bem cozidos
- 1/4 de cebola roxa picada finamente
- 1/2 xícara de maionese vegana
- 2 colheres de sopa de limão
- Sal e pimenta a gosto
- 4 pedaços de tortilhas de farinha (wrap para enrolar)
- 4 folhas de alface italiana
- 1 abacate fatiado
- tomates cereja para acompanhar
- Alga nori
Preparação
Para o vegatum, em uma tigela, amasse o grão-de-bico com um garfo e misture com a maionese. Adicione a cebola e o suco de limão e tempere com sal e pimenta.
Coloque uma folha de alface, vegatum e fatias de abacate em cada tortilha quente, enrole e sirva.
Corte inclinado e sirva com tomates-cereja.
Rolinhos de patê de grão-de-bico
Eu adoro a ideia de poder preparar pratos que fazem enorme sucesso em encontros e sem machucar os animais. Estou muito feliz em poder oferecer a vocês esta deliciosa versão de patê. Eu sei que você vai adorar!

Tempo de preparação: 40 minutos
Ingredientes
(10-12 rolinhos)
- 1 pacote de pão branco pequeno
- 1 xícara de grão-de-bico cozido
- 3 colheres de sopa de flocos de batata desidratados (aqueles vendidos para fazer purê de batata instantâneo)
- 2 colheres de sopa de beterraba ralada
- 1/4 xícara de azeite de oliva
- 1 colher de chá de caldo de legumes em pó
- 1 colher de chá de cebola em pó
- 1 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de chá de pimenta branca
- Suco de 1/2 limão grande
- 5 colheres de sopa de salmoura de azeitona (o líquido de onde normalmente vêm as azeitonas)
- 1/2 colher de chá fumaça líquida (opcional)
- Folhas de espinafre
- Azeitonas para acompanhar
Preparação
Amasse o grão-de-bico com um garfo até virar um purê. Passe esse purê para o liquidificador junto com a beterraba ralada, o alho em pó, a cebola em pó, o caldo em pó, a pimenta-do-reino branca, o óleo, a salmoura e a fumaça líquida. Bata intermitentemente para facilitar a trituração até que o liquidificador pare de travar. Enquanto o liquidificador estiver ligado, despeje o suco de limão.
Você pode adicionar um pouco de água (mas não muita) para facilitar o processo. Lembre-se de que queremos uma consistência pastosa, como a de um patê.
Para montar os seus rolinhos: cada rolinho tem dois pães, retire as bordas e achate-os com um copo ou rolo de massa, una-os nas bordas para criar uma superfície mais comprida, coloque uma camada de patê de grão-de-bico e enrole, na metade do tempo adicione o espinafre para finalizar o rolinho (como mostra a imagem). Corte os rolinhos no tamanho desejado, eu fiz ao meio.
Repita esse processo até terminar o pão, ou você pode fazer quantos sanduíches quiser e guardar o patê para comer depois em um sanduíche ou em biscoitos. Esses lanches ficam melhores frios; você pode refrigerá-los meia hora antes de comê-los. Uma alternativa ao pão é utilizar este recheio em tapiocas.
Receita Extra
Pasta de chocolate à base de grão-de-bico
O ingrediente principal pode parecer inusitado, mas garanto que é delicioso, nutritivo e perfeito para começar o dia. Tempo de preparação: 20 minutos.

Ingredientes
(Um frasco de 300g)
- 1 xícara de grão-de-bico cozido
- 1/2 xícara de leite vegetal + 4 colheres de sopa (soja, amêndoa, coco, arroz, aveia etc.)
- 2 colheres de sopa de essência de baunilha
- 5-6 colheres de sopa de mel de agave (ou melado de cana)
- 1/4 xícara de óleo de coco
- 1/4 xícara de cacau
- 1 pitada de sal (para realçar o sabor do cacau)
Preparação
Adicione a xícara de leite ao liquidificador e reserve o restante. Adicione o grão-de-bico e comece a bater, com o liquidificador ligado adicione o restante dos ingredientes um a um. Se o seu liquidificador tiver dificuldade para triturar adicione as quatro colheres de sopa de leite extra.
Você também pode dividir os ingredientes e fazer em duas partes, o importante é ficar com uma consistência suave e pastosa. Coloque em um recipiente e leve à geladeira. Ele dura até uma semana bem fechado na geladeira.
Se você tiver um processador de alimentos, isso será mais fácil. Coma em torradas, adicione aos seus shakes, vitaminas ou panquecas. Uma alimentação baseada em vegetais começa com decisões tão simples como optar pelo versátil grão-de-bico.
Registre-se

"*" indica campos obrigatórios