Pelos Animais

Julia

Confinada em uma pequena cela de gestação de metal, incapaz de se virar, Julia foi inseminada repetidas vezes para dar à luz constantemente. Todas as vezes seus filhos foram tirados dela apenas algumas semanas após o nascimento.

Os bebês de Julia tiveram que suportar procedimentos muito dolorosos, como a castração e mutilação dos rabinhos além de terem seus dentes serrados – tudo sem anestesia. O sofrimento que essas criaturas inteligentes e sensíveis têm que suportar é difícil de imaginar.

Mas Julia teve sorte. Após descobrirem que a porca grávida havia sido espancada e maltratada por um trabalhador rural, os defensores dos animais a libertaram.

Agora ela mora com seus 16 lindos leitões em um santuário. Julia e seus filhos desfrutam da vida familiar em segurança, longe da exploração e do sofrimento.

Ronnie

Este bonitinho é o Ronnie. Ele pode ser jovem, mas já está roubando os corações dos outros habitantes do santuário.

Frangos como Ronnie são criados especificamente para não se sentirem satisfeitos. Eles são forçados a ganhar muito peso rapidamente e com apenas cinco semanas de idade são abatidos – mais de 5 bilhões de frangos são abatidos por ano apenas no Brasil.

São animais inteligentes e vivem em estábulos escuros, em situação de superlotação, sem oportunidade de se isolarem.
Devido ao seu rápido ganho de peso, dificilmente conseguem se mover, razão pela qual ficam no chão a maior parte do tempo. Problemas ósseos, articulares ou musculares bem como problemas respiratórios e cardíacos são comuns entre estes animais.

Ronnie escapou dessa triste vida. Agora ele pode aproveitar seus dias vivendo livremente e sendo um garoto saudável.

Basilico

Basilico é um cordeirinho brilhante que ama fazer travessuras. Ele foi resgatado pela Animal Equality de uma criação de cordeiros na Itália, escapando de um destino horrível.

As imagens captadas pelos investigadores da Animal Equality revelaram o sofrimento e a crueldade a que esses animais são submetidos, muitas vezes sendo abatidos completamente conscientes sem atordoamento prévio.

A investigação também revela a jornada estressante e dolorosa de jovens animais em seu caminho para o abate: aterrorizados, os cordeiros são levados para o matadouro. Por conta da violência, muitos deles sofrem fraturas e outros ferimentos.

Basilico foi poupado de todo esse sofrimento e agora pode viver a vida em liberdade, cercado por pessoas que o amam e o respeitam. Ele pode explorar o mundo ao seu redor, fazer amigos e desfrutar dos abraços de seus amigos de duas pernas.

Lisa

Lisa é uma garotinha curiosa, interessada em tudo o que acontece ao seu redor. Ela bica e observa tudo e todos e gosta de ser agradada e acariciada. Além disso, gosta de se aconchegar no colo de seus amigos humanos, desfrutando carinho.

Lisa teve sorte quando escapou da cruel indústria de ovos. Ela foi resgatada de uma fazenda por ativistas da Animal Equality. Se não tivesse sido resgatada, teria que botar ovos até a exaustão.

Teria sido aprisionada pelo resto de sua curta e dolorosa vida, espremida em um galinheiro imundo e superlotado, incapaz de se mover ou se entregar a comportamentos naturais, como bicar comida e tomar banhos prolongados de poeira.

Os irmãos de Lisa sofreram um destino semelhante. Como pintinhos machos são considerados inúteis para a indústria de ovos, milhões deles são triturados vivos. Aproximadamente 90 milhões de pintinhos são triturados por ano apenas no Brasil.

Lisa está livre agora. Seu corpo está debilitado, mas seguramente se recuperando das lesões. Ela provavelmente nunca esquecerá o que viveu, mas seu novo ambiente e seus novos amigos lhe dão confiança.

Lili

A história da pequena Lili é especialmente emocionante. Lili chamou a atenção de ativistas da Animal Equality quando eles estavam fazendo uma investigação secreta dentro de uma fazenda de engorda de pato na Alemanha. Ela estava sozinha e assustada, encolhida em um canto.

Durante sua curta e miserável vida, ela nunca pôde sentir o calor da luz do sol, nunca experimentou a segurança de ter uma família e nunca pôde nadar, o que naturalmente seria parte de sua vida.

O destino de Lili é o mesmo que o de milhões de patos e gansos: confinados aos milhares sem qualquer possibilidade de descanso. Eles nunca vêem a luz do dia e não têm oportunidade de se comportarem de forma natural.

Atualmente, patos e gansos são criados especificamente para produzirem o máximo de carne possível em um curto espaço de tempo. Devido a esse rápido ganho de peso, eles não conseguem suportar nem seu próprio peso corporal.

Sem equilíbrio e incapazes de se manterem em pé, acabam caindo de costas e muitas vezes morrendo de sede.

Sir Paul

Sir Paul e mais onze bebês de peru foram deixados por ativistas anônimos na porta de um santuário. Os filhotes foram resgatados e escaparam de um destino cruel.

Nas instalações convencionais de criação e engorda, os perus são criados especificamente para produzir o máximo de carne em um curto período de tempo. O ganho de peso anormal e rápido causa grande dor e muito sofrimento a esses animais.

Sir Paul está na melhor fase de sua vida agora, livre de exploração e sofrimento. Ele pode crescer em paz e segurança para se tornar um grande e orgulhoso peru.

Cow facing the camera in front of a blue sky

Elsa

Elsa é uma vaca jovem e inteligente. Certa manhã, foi encontrada em pé no pátio de um santuário de animais na Alemanha. Ela escapou de uma fazenda leiteira e parecia que sabia que encontraria segurança no santuário. De qualquer forma, intuitivamente, tomou a decisão certa.

Elsa escapou de um destino horrível na melhor hora. Se não tivesse fugido, logo teria sido artificialmente inseminada – com aproximadamente um ano e meio de idade. Daquele ponto em diante, teria que dar à luz um bezerro por ano, sendo que todos seriam retirados dela logo após o nascimento.

Tal separação é extremamente dolorosa tanto para a mãe, quanto para o filho. Elsa teria chorado por seu filhote por dias, talvez até semanas – em vão. O leite da mãe, que deveria ser para o seu bebê, seria retirado dela para ser vendido para consumo humano.

Mas Elsa assumiu o controle de seu destino. Ela queria viver sem dor, sofrimento e tristeza e agora pode fazer isso cercada por humanos que a respeitam e protegem.

Peixes e outros animais marinhos

Apesar das diferenças de aparência existentes entre peixes e outros animais, diversos estudos científicos provaram que os peixes podem sentir dor e felicidade da mesma forma que pássaros, répteis e mamíferos.

Os peixes são criaturas fascinantes com uma memória incrível. Podem se lembrar de uma rota de fuga aprendida durante anos, por exemplo. Eles constroem relacionamentos complexos e têm parceiros preferidos com os quais nadam em um cardume.

Alguns tipos de peixes são capazes de construir pequenos castelos de areia para se proteger de seus inimigos. Outros foram observados usando ferramentas como pedras para a ingestão de alimentos. Alguns constroem pequenos jardins dos quais cuidam regularmente. Eles ajudam o crescimento de seus tipos favoritos de algas, removem plantas menos saborosas e expulsam outros peixes de seus jardins.

Todos os anos, bilhões de peixes são vítimas do setor de pesca comercial. E não apenas peixes – também baleias, golfinhos, tartarugas e outros animais marinhos que são apanhados nas enormes redes de pesca e jogados de volta ao mar, mortos ou gravemente feridos como “pesca acessória”.