Na Mooca, um restaurante e hamburgueria com ambiente amigável, boa comida e simpatia de sobra

Amigável e receptivo talvez sejam adjetivos ideais para definir este lugar. “Friends not food”, anuncia a placa do porquinho amigável na entrada do Gran Vegano, restaurante e hamburgueria 100% livre de produtos de origem animal localizado no bairro da Mooca, na zona leste paulistana.

Logo ao entrar, uma enorme luminária que imita a lua se revela no teto e ganha destaque na decoração repleta de plantas, cores vivas e ao mesmo tempo aconchegantes. A trilha de ska e reggae deixa o tudo ainda mais tranquilo e aberto para levar todo tipo de companhia. “Tento oferecer algo que o público vegano ainda sente falta: um bom ambiente. Tem quem venha até mais pelo lugar em si do que pela própria comida”, conta o proprietário Gilson Lima. 

Vegano desde 2015, ele uniu o desejo de ter um negócio próprio com a necessidade de lugares legais para comer fora do eixo central da cidade. Nasceu então, no dia 28 de abril de 2017, data do seu aniversário, o Gran Vegano, que veio com a proposta de resgatar sabores que as pessoas culturalmente já conheciam e inevitavelmente acabaram “abrindo mão” em prol de uma alimentação à base de plantas. “Aqui, o sabor está acima de tudo”, afirma. Lá, são evitadas nomenclaturas como “hambúrguer de feijão”, por exemplo, para não causar estranheza em quem não tem tanto contato com esse tipo de preparo, já que 90% do seu público não é vegano.

O próprio Happy Pug, prato mais pedido, é um hambúrguer de soja sabor calabresa. Suculento e equilibrado, vem acompanhado de salada de alface, tomate, cebola e pepino (que traz uma boa leveza) e maionese caseira entre fatias de um pão bem macio carimbado com o logo da casa. O combo, muito bem servido, de sanduíche, acompanhamento (que pode ser batata frita, cebola empanada ou “nuggets” veganos, à base de soja empanada) e bebida sai por R$35.

Outras opções incluem o Happy Chicken, com hambúrguer empanado sabor galinha e o bem temperado Vira-Lata, com salsicha vegana, pimentões e cebola refogados e maionese de alho numa baguete francesa bem crocante. Todos os hambúrgueres são preparados pelo próprio Gilson, que já tinha experiência como cozinheiro antes de abrir o estabelecimento.

Além dos lanches, o Gran Vegano também abre as portas para o almoço. De terça a domingo é disponibilizado um buffet com saladas e diversas opções de pratos quentes,  como a lasanha de casca de banana com tofu e queijos veganos, o falafel e a famosa feijoada. Um dos segredos, segundo ele, é o uso da linguiça vegana e, principalmente, do cogumelo shitake no preparo, cuja textura no preparo remete às das carnes do preparo tradicional. Pudim de paçoca, pastel de baunilha, bolos, cheesecakes e sonhos são algumas sobremesas que podem ser encontradas. Vale acompanhar as redes sociais do restaurante para saber quais são as opções do dia.

Comemorações também caem muito bem ali. O aniversário da casa, e também aniversário do Gilson, em abril, é marcado por uma ação onde todo o valor obtido na venda do Happy Pug é revertido para o Santuário Terra dos Bichos, que abriga mais de 400 animais resgatados de maus-tratos.

Para ele, aí está o principal objetivo de todo o trabalho: contribuir de forma positiva e direta com iniciativas que ajudem a construir um  mundo mais justo para animais humanos e não-humanos, sempre com uma abordagem extremamente cativante e convidativa. Com um clima desse, não é à toa que o Gran Vegano se tornou um point certeiro não só para aniversários, mas também para levar amigos, família e até encontros amorosos. É impossível não ficar feliz com uma comida tão boa sob um luar tão bonito.


Gran Vegano
Rua do Oratório, 29 – Mooca – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: terça a domingo das 11h30 às 15h (com almoço) e 18h às 22h
Facebook | Instagram

Guilherme Petro

Jornalista, cozinheiro e professor de culinária, é co-autor do Prato Firmeza – Guia Gastronômico das Quebradas e cria conteúdos sobre alimentação consciente e acessível. Acompanhe mais no Instagram @guilhermespetro 😉