Guia básico do pão para veganos: como fazer e onde encontrar?
Ninguém precisa parar de comer pão porque virou vegano, pois muitas receitas tradicionais já não têm ingredientes de origem animal
Muitas pessoas deixam de fazer a transição para o veganismo porque pensam que será um processo muito difícil ou muito restritivo e que terão de deixar de comer ingredientes que estão presentes em suas rotinas, como pães, massas e bolos. A boa notícia é que existem opções deliciosas sem nenhum ingrediente de origem animal.
O primeiro passo para facilitar sua busca por pães veganos é aprender a ler os rótulos das embalagens. Você já percebeu que os produtos industrializados têm uma descrição do que eles contêm e o que podem conter? A primeira medida serve para avisar alérgicos que determinado ingrediente faz parte da composição do produto, e a segunda medida serve para indicar o risco de contaminação cruzada, que acontece quando um alimento é preparado no mesmo maquinário que outros alimentos que possuem esses ingredientes alergênicos. Ou seja, se no rótulo do pão diz que CONTÉM leite e ovos, essa opção não é vegana e não está liberada. Por outro lado, se nos ingredientes você não encontrar nada de origem animal, mas no rótulo estiver escrito PODE CONTER leite e ovos, significa que esse produto pode ser um risco para alérgicos, mas está liberado para veganos consumirem.
Depois que você se acostumar a praticar esse hábito, vai perceber que várias das opções que consumia antes já não tinham nada de origem animal. Um bom exemplo é o pão francês, na maioria das vezes os únicos ingredientes presentes nele são farinha de trigo, óleo vegetal, água e sal. Mas é sempre bom perguntar na padaria, pois alguns lugares usam banha de porco, leite ou margarina. Não tem erro, é só verificar quais ingredientes o padeiro usou para produzir os pães.
Resumindo, quem é vegano precisa adquirir dois hábitos muito importantes: ler rótulos e sempre verificar o preparo das refeições em restaurantes e estabelecimentos. Depois de um tempo, isso acaba ficando muito fácil e natural, além de você já decorar quais marcas e quais lugares são melhores e possuem mais opções.
Para ajudar mais ainda, separamos algumas receitas de pães veganos para os que gostam de se aventurar na cozinha.
Pão caseiro vegano
Clique aqui para ver a receita.
Pão vegano sem glúten
Clique aqui para ver a receita.
Pão de milho vegano
Clique aqui para ver a receita.
Pão de batata vegano
Clique aqui para ver a receita.
Pão de queijo vegano
Clique aqui para ver a receita.
10 Receitas de pão integral vegano
2 comentários
Os comentários estão desativados.
Registre-se
"*" indica campos obrigatórios
Pão que é produzido com fermento biológico não é vegano. Fermento biológico é de origem animal. Pão vegano só aquele feito com fermento químico, aquele de fazer bolo. Não se enganem. Tudo no universo está dividido em três categorias: mineral, vegetal e animal. O que não é vegetal nem mineral é animal. Não há como fugir disso. Essa é a melhor receita para saber o que é vegano.
Fermento biológico não tem origem animal, a base do fermento biológico são fungos, que não possuem sistema nervoso e são organismos unicelulares.
Fermento biológico na verdade é uma ótima opção para veganos, por ser um dos poucos produtos ricos em vitamina B que não é de origem animal!