Mais recente empreendimento do chef André Vieland traz pratos contemporâneos e autorais sem abrir mão da simplicidade

São Paulo vem testemunhando um boom de restaurantes veganos nos últimos anos, isso é fato. O mais interessante é que junto desse crescimento, o que temos visto (e saboreado) é a evolução técnica e conceitual de uma cozinha à base de plantas. No lugar dos clássicos PFs com proteína de soja e das imitações de salgados, essa cozinha busca de fato favorecer o protagonismo dos vegetais, extraindo o que de melhor cada ingrediente tem a oferecer em cada prato.

Um dos grandes e recentes exemplos disso Urbã Cozinha Vegana, localizado no bairro de Perdizes. Em funcionamento desde fevereiro de 2019, o mais novo projeto do chef André Vieland tem uma proposta simples mas não com menos qualidade. Pelo contrário: com duas opções, que variam todos os dias, o cardápio tem a possibilidade de explorar novidades e principalmente a sazonalidade dos alimentos, respeitando a época e o sabor de cada um. 

Com diversas influências, tanto brasileiras como de fora, fruto da experiência de longa data do chef, o resultado é uma comida com muito sabor, técnica e belíssimas e coloridas  apresentações. Os dois pratos servidos são revelado apenas no dia, com uma opção de prato do dia por R$25, incluindo o caprichado buffet de saladas, e uma sugestão do chef, também com o buffet, por R$30. 

Entre as surpresas que você pode dar a sorte de encontrar, estão clássicos como baião de dois, Penne di Napoli, Mac n’ Cheese e macarrão oriental, ou adaptações com uma pegada mais contemporânea, como biryani (arroz indiano), com mini milho salteado, cogumelo eryngui e creme de berinjela defumada com castanhas ou o tagine (cozido típico do Marrocos) de feijão branco e vegetais, quinoa com espinafre e creme de castanha com hortelã. As sobremesas também funcionam no mesmo esquema, com criações que vão de donuts a torta mousse de chocolate branco e frutas vermelhas.

Aos finais de semana o Urbã cede espaço para outro projeto gastronômico: o Pizza Youth Vegan, do chef Matheus Santos, que prepara pizzas na versão napolitana, com porções em tamanho individual e mais molho do que as convencionais. O estilo vem se tornando popular na cidade, mas é a primeira vez que temos um cardápio apenas com versões veganas. As releituras de sabores clássicos como Marguerita, Três Queijos, Frango com Catupiry e Atum, além da doce Romeu e Julieta são feitas com ingredientes artesanais.

Para completar, a originalidade também está no ambiente. Construído em uma casa, é possível comer em vários “cômodos”, com decorações e cores diferentes. O que é igual são as várias plantas e mensagens espalhadas pelo espaço, que se mostra politizado e acolhedor a todos os públicos, como o veganismo deve ser. Casa com clima bom e comida boa, dá vontade é de morar. Felizmente, o Urbã está de portas abertas todos os dias, e motivos não faltam para voltar.

Urbã Cozinha Vegana
Rua Dona Germaine Buchard, 374 – Água Branca, São Paulo
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 15h; sábados e domingos das 12h às 16; Pizza Youth aos sábados e domingos das 18h às 22h
Facebook | Instagram
Pizza Youth: Instagram

Guilherme Petro

Jornalista, cozinheiro e professor de culinária, é co-autor do Prato Firmeza – Guia Gastronômico das Quebradas e cria conteúdos sobre alimentação consciente e acessível. Acompanhe mais no Instagram @guilhermespetro.