As imagens de investigações na indústria e documentários denunciando os abusos são pesadas, doloridas e afastam muitas pessoas. Os filmes, por outro lado, conseguem captar um grande número de espectadores, criando um elo de empatia com o público, levando a reflexões como, por exemplo, a redução ou eliminação de produtos desta origem.

Os animais nos ensinam tanto e cada uma das sugestões nos dá muita inspiração. Se após esta sessão de cinema você sentir de se aventurar na culinária vegana, aqui no Love Veg você encontra dicas de receitas, opiniões de profissionais da saúde e tudo o que você precisa saber para iniciar nesta jornada ou se inspirar e aprender ainda mais!

Vamos às sugestões:

1. Procurando Nemo (2003)

Quando falamos de direitos animais, muitas vezes os peixes acabam sendo deixados de lado. Em Procurando Nemo, a história gira em torno do sequestro de um peixe-palhaço dos mares da Austrália para viver em um aquário na cidade de Sydney. Perfeito para curtir em família, na animação fica claro que a vida marinha pertence ao mar e a cereja do bolo é a célebre frase na reunião dos tubarões: Peixes são amigos, não comida.

Disponível na Disney+.

2. A Fuga das Galinhas (2000)

O cenário dessa animação é o galinheiro de uma fazenda inglesa dos anos 1950, onde as aves descobrem que quando param de botar ovos, são mortas. Uma delas sonha com a liberdade e organiza uma missão de fuga e de combate entre os animais e os donos da propriedade. Qualquer similaridade com as granjas comerciais atuais não é mera coincidência.

Disponível no Netflix.

3. Okja (2017)

Em produção sul-coreana e estadunidense, a atriz Ahn Seo-hyun vive a garotinha Mija, que morando no interior da Coréia do Sul, desenvolve uma relação especial com Okja, uma porca gigante geneticamente modificada pela indústria. Após sua companheira ser raptada e levada para os Estados Unidos, a protagonista acaba no meio de uma batalha entre ativismo animal, ganância empresarial e ética.

Disponível no Netflix.

4. A Menina e o Porquinho (2006)

Em filme que conta com Julia Roberts e Dakota Fanning no elenco, Wilbur é um porquinho que quando descobre qual será seu destino na fazenda, recebe a ajuda de uma aranha para mostrar o quanto é especial. Baseado em um romance, a garotinha Fern (Dakota Fanning) exemplifica o poder de uma pessoa que consegue ter empatia pelos animais.

Disponível no Netflix.

5. Babe, o Porquinho Atrapalhado (1995)

Fruto de uma parceria entre Austrália e Estados Unidos, o filme Babe, o Porquinho Atrapalhado é para aqueles que gostam de clássicos. Também baseado em um romance (The Sheep-Pig), um porquinho órfão é adquirido pelo fazendeiro Arthur Hoggett (James Cromwell) e o animal precisa se virar para mostrar o quanto é especial para não acabar morto.

Criado como gado e querendo fazer o trabalho de um cão pastor, trabalhar na história deste porquinho foi decisivo na vida do ator James Cromwell, pois durante as filmagens o norte-americano decidiu se tornar vegano.

Disponível no Globoplay e Amazon Prime.

E aí, qual outro filme você colocaria nesta lista?