Aqui no Love Veg iniciamos uma série de posts Desmascarando a Indústria Animal, muitas das práticas que vamos contar não são divulgadas pelos produtores. Hoje quero te apresentar o conceito de bem-estar.

Bem-estar animal

O conceito de bem-estar pode ser entendido a partir das Cinco Liberdades, segundo as quais os animais devem:

  • Estar livres de fome e sede;
  • Estar livres de desconforto;
  • Estar livres de doenças e injúrias;
  • Ter a liberdade para expressarem comportamentos naturais da espécie;
  • Estar livres de medo e estresse

Todo sistema produtivo deveria propiciar ambiente, nutrição e manejo adequados às exigências de cada espécie. A realidade, contudo, mostra sistemas falhos, que negligenciam as necessidades básicas dos animais – por exemplo, a necessidade de locomoção. Animais de fazendas são, além disso, submetidos a mutilações dolorosas, mesmo quando existem alternativas para evitá-las. Assim, fica evidente que as Cinco Liberdades não são atendidas de forma satisfatória em fazendas industriais. 

O bem-estar dos animais criados para consumo humano é um problema chave nas fazendas de produção. Para avaliar com mais precisão a pecuária em geral e evitar a exposição dos animais a situações de baixo bem-estar, é necessário compreender não apenas suas necessidades comportamentais, mas, também, suas necessidades e capacidades cognitivas.

Vamos te contar o que realmente acontece com as galinhas na produção de ovos, com os frangos, porcos, bovinos e peixes na produção de carne e com as vacas na produção de leite. Para não perder nenhum de nossos textos, entre em nossa lista especial ao baixar nosso ebook gratuito de receitas veganas!

A melhor forma de lutar contra a indústria da carne é não financiando esta exploração, reduza ou elimine seu consumo de produtos de origem animal ao introduzir deliciosas opções à base de plantas em sua alimentação.