Quando você opta por deixar de consumir produtos de origem animal, passar o olho minuciosamente nas listas de ingredientes nas embalagens torna-se uma de suas principais funções ao fazer as compras. Você já notou que muitos que não listam produtos de origem animal em seus ingredientes ainda incluem a pequena frase: ”Pode conter ovos e/ou leite”!?

Isso significa que o produto automaticamente não é vegano? Solte um suspiro de alívio!

O aviso serve mais como uma isenção de responsabilidade e é direcionado a pessoas com alergias, servindo como proteção legal para o fabricante.

O produto com ingredientes 100% vegetais ainda é vegano.

Mas como esses vestígios vão parar na nossa alimentação?

A gigantesca maioria dos estabelecimentos produz produtos veganos e não veganos no mesmo equipamento. Apesar de toda higiene necessária e da limpeza regular, pequenas micropartículas de produtos de origem animal podem aderir às superfícies e, consequentemente, serem misturadas em produtos à base de plantas.

Além disso, ingredientes leves como, por exemplo, leite em pó, podem contaminar produtos à base de plantas através do ar.

Embora a contaminação seja uma exceção e não a norma, o aviso é muito importante. Para pessoas com alergias alimentares, estas minúsculas partículas representam um risco real à saúde. No entanto, se você está evitando produtos de origem animal por motivos éticos, pode ter certeza de que mesmo os produtos que ‘podem conter’ são veganos.

Por fim, outra reflexão importante é que produtos com ingredientes vegetais que não possuem o aviso de ‘pode conter ovos ou leite’ são produtos já produzidos sob a ética vegana ou que no mesmo ambiente não há nenhuma manipulação de substâncias de origem animal. Nos faz pensar que vale a pena optar por empresas que já pensam desta maneira.